google

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ENFRENTANDO O MEDO

O coração dispara, parece que nosso corpo está ligado a uma tomada de alta voltagem. Ficamos estáticos sem esboçar nenhuma reação, ou tentamos fugir ou evitar enfrentar aquilo que está nos causando o medo. É normal sentir medo? Dependendo do motivo que está causando o medo, é normal. Nascemos trazendo na nossa bagagem uma dose de medo. Até os animais, diante de uma ameaça, são vítimas do medo. O medo é o instrumento de alerta que o nosso cérebro utiliza para despertar o nosso instinto de defesa. Eis que, se não ocorresse, ficaríamos expostos a situações das quais não teríamos a menor chance de nos defender. Por exemplo, mesmo diante de um leão feroz e faminto caminharíamos em direção a ele sem medo algum e, certamente, seriamos devorados. Este é o medo concreto. A ameaça é real e exige a atuação do nosso instinto de defesa.
 
O medo abstrato é aquele em que não existe uma ameaça real, palpável. A ameaça só reside no nosso psicológico. Surge no decorrer de nossas vidas através das histórias que ouvimos, de situações que vimos ou tememos que possa ocorrer: medo de fantasmas, de morrer, de perder pessoas queridas, de ficar só, de perder tudo, etc.

Como enfrentar o medo abstrato? 
Este medo mora no nosso imaginário e se alimenta da nossa insegurança. Nós o criamos, o alimentamos e, assim, o mantemos vivo. Criamos quando ele surgiu pela primeira vez em nossa mente e deixamos que aquele pensamento tomasse forma, se expandisse ao invés de eliminá-lo no nascedouro. Por exemplo, surge de repente na minha mente o medo de perder tudo. Se neste momento eu alimentar este pensamento, na minha imaginação eu começaria a ver o seguinte: eu sendo demitida, vendendo a casa para pagar as contas que se acumularam, não conseguindo outro emprego, sem a ajuda de ninguém e finalmente na sarjeta. Vejam, eu criei este medo e permiti que ele crescesse dentro de mim. Embora não seja real, eu continuo aceitando e temendo que possa acontecer. Se quando ele surgiu eu reagisse com um pensamento positivo do tipo: se eu perder esse emprego eu consigo outro, o pensamento negativo não teria tomado às proporções que tomou e gerado um medo irreal que só existe na minha mente. Assim, a melhor forma de enfrentar o medo é não permitir que ele nasça e, se ele nascer, não o alimente. Não aceite que ele tome conta de sua mente, penetre no seu pensamento e se estabeleça. Portanto, de ordem de despejo para esse medo que você criou e mora aí na sua mente e deixe a sua vida livre desse inquilino indesejável.



Um comentário:

  1. Oi Rita muito bom !!! Visita meu blog, tem muita coisa legal !!! http://mundovirtual1996.blogspot.com se o link não pegar, é so copiar e colar no navegador.

    ResponderExcluir