google

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MEU CASAMENTO É UM FRACASSO


O que leva um casamento ao fracasso?
Analisando todas as etapas e barreiras que um casamento tem que superar para o: “E foram felizes para sempre”; encontramos os motivos que se não forem avaliados e superados poderão levar o casamento ao fracasso. Assim, vamos examinar cada um para saber quais colaboraram para o casamento começar a fracassar:
1 - colocar toda a expectativa de ser feliz como responsabilidade do parceiro ou parceira, ou seja:
- o parceiro(a) tem que ser bem-humorado, prestativo, carinhoso, amante, etc.
E quanto a nós? Dormimos em berço esplêndido esperando que o outro dê sem nada receber em troca.
Tudo precisa ter a medida certa para não desandar, não se pode querer receber o que não se dá ou plantar maçãs e colher uvas.
2 – querer que prevaleça sempre a nossa vontade e opinião:
- seus parentes são uma maravilha, o do outro só traz problemas;
- a sua sogra é uma Megera, mas a sua mãe é uma Santa;
- os filhos dele(a), do outro casamento, são uma peste, mas os seus verdadeiros anjos;
- é pão-duro(a), não quer gastar um centavo, enquanto você só gasta em benefício próprio e ainda acha que é pouco;
- você não vai acompanhá-lo(a) naquele evento porque é muito chato e cansativo, mas o outro tem que te acompanhar para aquela festa porque pega mal ir sozinho(a);
Ceder é uma arte. Precisamos analisar os fatos e perceber quando chegou a nossa vez de ceder. Ninguém está sempre errado ou sempre certo.
3 – acomodação, este é o motivo principal para o casamento ir para o fundo do poço:
- só quer ficar na frente da televisão, não me dá mais atenção. Será que você não se isolou, ignorou a presença do parceiro(a) e este encontrou na televisão uma companhia?
No inicio do casamento nos arrumamos e perfumamos para esperar ou encontrar o parceiro (a), colocamos a melhor roupa na hora de dormir, preparamos jantares deliciosos, filmes com pipoca, saímos com parentes e amigos em comum, longas conversas sobre diversos assuntos sentados no sofá ou deitados na cama, sexo de três a quatro vezes por semana.
Um belo dia, estamos muito cansadas(os) para trocar de roupa ou fazer sexo. Os amigos de um já não são bem vistos pelo outro, e adeus amigos em comum. O almoço vira jantar e a televisão vai tomando o lugar daquelas longas conversas.
 Você se cala e aceita essa situação e o outro também se acomoda.
4 – A falta de amor:
- esta eu diria que é sem comentários porque quando ela ocorre o casamento desgastou, fracassou. E, ela só ocorre porque os outros três motivos aqui citados não foram eliminados antes do amor acabar.
Onde está o erro, como consertar?
Relacionamento é como panela quente fora do fogo, vai esfriando e se não estivermos atentos para aquecer a panela antes que ela esfrie, ela esfria sem que percebamos. Isto quer dizer que, durante o convívio, apesar de percebermos determinados erros e desleixos, deixamos passar. Achamos que não é tão importante assim e que na próxima iremos falar, chamar a atenção para o ocorrido, mas, mais uma vez, deixamos passar para não criar problemas, para não se aborrecer. Até que, perdemos o controle da situação e, como Príncipes que viraram sapos e Belas Adormecidas que se negam a enxergar a verdade, acordamos e percebemos que é tarde demais e o nosso casamento é um verdadeiro fracasso.
 A meu ver, os dois contribuíram negativamente para o relacionamento fracassar. Para manter a chama o fogo necessita de lenha, ou seja, se você não colocar mais lenha o fogo apaga e a lenha vira cinzas. Será que você retribuiu o que o outro te dava ou você estava tão preocupada(o) em receber que esqueceu de dar. Não me leve a mal, estou apenas tentando fazer uma analise junto com você para podermos descobrir o porquê do fracasso. Tente lembrar se você alguma vez abriu mão de algo para satisfazer a vontade do outro? Tente analisar e conclua se você também contribuiu para que a situação chegasse a esse ponto.Temos que olhar os dois lados da moeda. Não pense que os outros casais vivem em uma eterna lua-de-mel e em pleno fogo da paixão, depois de anos de casados, porque não é assim. Há uma acomodação? Há, mas não confunda a acomodação de estabilidade, de cumplicidade, de amor maduro com a acomodação por cansaço, por falta de amor e medo de dar o basta. Se ainda houver amor, há esperança. Contudo, se o amor acabou, dificilmente o casamento poderá ser salvo. Não se pode tirar leite de pedra. O melhor, neste caso, é ter uma conversa franca e cada um tomar o seu rumo. Agora, se ainda houver amor, não deixe que o seu casamento fracasse. Analisem onde estão os erros, tentem corrigi-los e partam para o grande final: “E foram felizes para sempre”.

Um comentário: