google

sábado, 13 de junho de 2009

A PESSOA IDEAL

http://disney-clipart.com

Como nos contos de fadas queremos encontrar a pessoa ideal.

As mulheres esperam o seu príncipe num cavalo branco, lindo, educado, cavalheiro e, de preferência, príncipe, para poder realizar todos os seus desejos.

Os homens querem encontrar a sua Cinderela, antes Gata Borralheira que lavava, passava, cozinhava, fazia todo o trabalho da casa sem reclamar. E, à noite, Cinderela: a bela, formosa, apaixonada, carinhosa e cheirosa.

Repararam que nos contos de fadas a mulher espera pelo príncipe encantado para libertá-la e ser feliz? Que não pode ser um sapo e nem um anão? E que o príncipe não quer as irmãs feias e mimadas da Cinderela?

Desde criança ouvimos histórias em que a pessoa ideal não tem defeitos. Em razão desse fato, vivemos procurando a perfeição na pessoa ideal, ou seja, a pessoa ideal não pode ter defeitos.

Nessa busca incessante, quantas pessoas ideais entraram e saíram de nossas vidas sem que sequer percebêssemos? Estamos sempre tão empenhados em encontrar o modelo que desenhamos como ideal. Colocamos tantas expectativas para achar o modelo exato, que nos tornamos cegos para qualquer outro protótipo que tenha surgido e que não obedeça aos padrões exigidos no manual de instruções que nos elaboramos.

Quantas vezes nos frustramos e continuamos nos frustrando porque achamos que o fulano e a fulana encontraram a sua metade e nós, até agora, nada!

Dê uma revisada no modelo que você criou, observe quais os defeitos que você não admite que o seu modelo apresente. Depois de uma analise profunda, escreva em um papel cada qualidade que você achar que a sua pessoa ideal deve ter e ao lado coloque o antônimo da qualidade, em seguida marque com um “x” em cada antônimo que você reconhecer como um defeito teu ex.: paciente –(x) impaciente; rico – pobre.

Aposto que você pode acabar descobrindo que com todas as exigências que você fez, você também não seria a pessoa ideal de ninguém. Sabe por quê? Não é que você seja uma pessoa tão complicada assim mas, provavelmente, você idealizou a sua pessoa ideal baseando-se nos contos de fadas. E, essa pessoa não existe, não é real. No mundo real as pessoas são humanas e todo ser humano têm qualidades e defeitos, erros e acertos.

Portanto, a pessoa ideal é aquela que você ama com todos os erros e acertos, qualidades e defeitos que ela tenha.

Do que adianta uma pessoa que se encaixe no seu manual de perfeição se você não amar essa pessoa?

Se você ainda não encontrou a pessoa ideal é porque você ainda não amou de verdade.

5 comentários:

  1. Rita, a beleza desta princesa acaba...geralmente quando ela abre a boca...

    Eu particularmente encontrei a minha princesa e não existe mulher no mundo que se compare a ela.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse texto. É maravilhoso. É isso aí, as pessoas ficam procurando tanto que perdem grandes oportunidades. Pior é quando investem em alguém que consideram príncipe deixando outra pessoa de lado, depois se arrependem e não há mais volta. Bom refletir.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Você conseguiu expressar em seu texto o x da questão ,para mim não existe pessoas ideais esta coisa que todo mundo procura nunca encontrara e por isso que nós dias atuais existem tantas pessoas sozinha.

    ResponderExcluir
  4. Rita, seu texto é fantástico!
    Quanto mais a pessoa procura, mais perde a oportunidade de ver quem está ao seu lado.
    Acho que não existe a pessoa ideal e sim a especial!
    Adorei!
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir