google

segunda-feira, 5 de julho de 2010

EU PRECISO DESABAFAR

Os problemas começam a surgir e, muitas vezes, não conseguimos evitá-los ou resolve-los. Problemas com filhos, com trabalho, amigos, finanças, problemas amorosos, de relacionamentos, desentendimentos, incompreensão, etc. São tantos! Não importa o nome para o problema, a verdade é que eles chegam devagarinho, vão crescendo como bola de neve e assumem uma proporção tão grande que, já não conseguimos suportar a pressão. A cabeça fica martelando, repetindo as mesmas palavras, as mesmas frases, a mesma história que você vai engolindo como se fossem pedras que insiste em não descer pela garganta e, quando desce, você não consegue digerir. Sentimos a sensação de que vamos explodir a qualquer momento.
Contar para quem? Desabafar com quem?
Temos amigos, parentes mas, não queremos ocupa-los com as nossas lamentações. Ou, quem sabe, eles não estão interessados, ou ainda, o que temos para desabafar não pode ser revelado para pessoas próximas. Pode ser, também, que não tenhamos com quem desabafar. E aí vamos remoendo as nossas tristezas, frustrações, dores e decepções.
Para expor o que sentimos, aquilo que nos aflige, precisamos ter alguém em quem confiemos o bastante, ter a certeza de que essa pessoa vai guardar segredo, vai saber aconselhar e não vai ser tendenciosa no momento de apontar os erros e acertos.
Temos que ficar atentos para não correr o risco de desabafar com alguém que nos inveje, eis que, tal pessoa poderá dar uma orientação errada com a finalidade de nos prejudicar.
Eu sei que é muito raro encontrarmos alguém em que realmente possamos confiar.
Para pessoas que não têm em quem confiar ou não querem se expor, existe um procedimento que, comprovadamente, auxilia a desabafar e a enxergar melhor a questão:
Escreva em uma folha de papel o que está lhe afligindo com todos os detalhes, em seguida, leia como se estivesse vendo o problema de outra pessoa. Agora imagine que existe uma mesa onde estão sentadas duas pessoas de sexo diferente do seu e uma do mesmo sexo que você. Imagine estas pessoas nos mínimos detalhes: cor de pele, cabelos, olhos. Uma delas tem 70 anos, a outra 50 e a outra tem a sua idade. Caso a sua idade aproxime-se das idades já citadas, a terceira pessoa deverá ter entre 25 e 30 anos . Olhando para cada uma dessas pessoas, imagine e escreva que solução cada uma delas daria para questão, por último, escreva a solução que você tem em mente mas não aplicou até agora. Mesmo que você ache que o problema não tem solução total, coloque uma solução parcial para sua resposta. Leia por três vezes o problema e as quatro soluções encontradas. Ao terminar, não esqueça de rasgar ou queimar o papel para que ninguém leia o que você escreveu. Se ao finalizar esse teste você não conseguiu desabafar e encontrar a melhor solução, me escreva, desabafa comigo. Eu não te conheço, você não me conhece e, quem sabe encontramos uma solução ou um paliativo para sua aflição.
Advoguei durante anos. Hoje não advogo mais e nem quero advogar mais. Contudo, durante esses anos ouvi, vi e convivi com todos os tipos de problemas e conflitos. Portanto, se você não tem com quem desabafar, desabafa comigo que eu te ouço e respondo. Não deixe que a angustia seja sua companheira porque não faz bem para o espírito e nem para o coração.